O Conceito Básico de Busca Personalizada

Pesquisa Wiki novo sistema em teste no Brasil

O sistema de busca personalizada do Google que está agora começando a ser testado no Brasil, o PesquisaWiki é um sistema onde o proprio usuário que faz as pesquisas, vota e escolhe os sites que considera serem os melhores.

Muitas vezes sites com spam ou que realizam Black Hat e Gray Hat em vez de SEO e Otimização de Sites válidos, aparecem melhor nas pesquisas que sites mais interessantes/relevantes e nesse caso, poder escolher o que se quer ver na frente é bem interessante.

Busca Personalizada: Novas Opções no Contexto das Search Engines

Funcionamento do Sistema PesquisaWiki e o SEO Ativo

No sistema PesquisaWiki quem faz a pesquisa passa a ter 3 opções em relação ao site, pode Promover o Site, Remover o Site ou então Comentar o Site. Estando logado na sua conta do Google, desta maneira, quem acessa passa a ter também um papel ativo no SEO, escolhendo ativamente o quer ver.

Promovendo um Site Promovendo um site no PesquisaWiki

Quando você escolhe promover um site, ele onde quer que ele esteja ( na segunda, terceira, quarta página, etc… ) ele sobe para o topo da primeira página. Essa é uma forma de você escolher automaticamente o site que você pessoalmente considera o melhor, independente do nível de SEO do site. Escolhendo os seus favoritos e os promovendo, toda vez que você estiver logado na sua conta, eles apareceram lá na primeira posição. Caso você se arrependa e depois queira voltar a pesquisa novamente para o seu estado original, você tem liberdade total para posteriormente voltar os sites promovidos para onde estavam inicialmente. Para você saber quais site promoveu manualmente, o icone da promoção passa a ficar verde nos sites promovidos.

Aparência de uma página promovida no PesquisaWiki

Remover um Site Remover um site do PesquisaWiki

Remover um site da sua pesquisa do Google é um método interessante para punir pessoalmente sites de spam, virús e armadilhas em geral. Apesar de toda a advertência e das punições ( que realmente acontecem, pode acreditar ! ) muitos profissionais de SEO ainda fazem o Black Hat SEO e em alguns casos conseguem o sucesso ( mesmo que temporário ). Para não ter mais que ver aquele site spam que está na primeira posição e que você sabe que não vai clicar, use a opção de remover o site, não importa o Black Hat SEO que estiver sendo usado, ele não vai aparecer mais. Claro, você se arrependendo ou clicando errado, assim como na promoção de sites, a remoção também pode ser desfeita.

Aparência de um site removido no PesquisaWiki

Comentar um Site Comentar um artigo no PesquisaWiki

Outra opção que o usuário tem nesse novo sistema ( essa não muito relacionada ao SEO ) é o fato de poder fazer um comentário sobre um site. Esta opção é util quando muitas pessoas compartilham uma mesma conta do Google, como uma conta de e-mail corporativo por exemplo em que muitas pessoas de uma mesma empresa ou departamento acessam. Quando você encontra um site interessante pode comentar para que as outras pessoas que vêem a conta também possam saber.

Comentando sobre um site no PesquisaWiki

O PesquisaWiki não Funciona na Minha Conta…

Até o momento em que foi escrito este artigo, nem todas as contas do Google estavam com o PesquisaWiki ativo. Inicialmente somente contas maiores e que utilizam vários serviços ( Gmail, Adsense, Adwords, etc… ) e em contas que o Google detectar que estão sendo usadas por várias pessoas ( como as contas corporativas citadas acima ) vão estar com o PesquisaWiki ativo.

Além do SEO Ativo, como a PesquisaWiki pode Influenciar a Otimização de Sites ??

Inicialmente não sabemos até que ponto os votos das contas do Google vão influenciar o resultado global ( sem login ) das pesquisas. Por enquanto os votos dados através do PesquisaWiki só influênciam a propria conta do Google e só são validos com o usuário logado. Futuramente pode ser testado um sistema em que quando muitos usuários diferentes removerem um site ele realmente ganhe pontos negativos na pesquisa global. Será mais uma maneira de punir ( ainda mais ) os adeptos do Black Hat SEO e spammers.

Deixe uma resposta