Visitantes e Pageviews: Não, não são a Mesma Coisa

Visitantes e Pageviews: Origens semelhantes, interpretações distintas

Muita gente ( com razão ) confunde essas duas métricas do Google Analytics. Ambas estão intimamente relacionadas a quantidade de pessoas que navegam no seu site mas elas tem algumas diferenças fundamentais. Entendendo bem a diferença entre essas duas métricas do Analytics fica mais fácil planejar a Otimização de Sites e também descobrir alguns pontos chave que podem melhorar bastante um site ( e com pouco esforço ).

Visitantes: a Principal Métrica do Google Analytics

É unanimidade entre todos os profissionais de SEO e entre todos os profissionais da Web em geral que a principal função do Google Analytics é mesmo medir a quantidade de visitantes de um site, sendo assim a métrica Visitantes é a principal métrica. No entanto sabe somente a quantidade de pessoas que visita o seu site não é uma informação completa.

Imagine por exemplo que o seu site está dando 1000 visitantes por dia, é uma boa noticia ?? ( garanto que a maioria respondeu sim ). Na verdade a melhor reposta para esta pergunta é talvez. Talvez !!?? 1000 não é uma bom número ?? Na realidade é um número excelente, o problema é podemos por exemplo estar com 1000 visitantes diários e ao mesmo tempo ter uma taxa de rejeição de 90%. Ou então podemos ser editores do Adsense que estamos tendo 1000 visitas por dia no nosso blog mas o indíce de clicks nos ads está em 0,20%.

Dentre outras coisas, essa é justamente a função das demais métricas do Analytics, fornecer uma visão ampla do que está acontecendo.

Page Views: Entenda a Qualidade das Visitas do seu Site

Entre as métricas secundárias do Google Analytics, o Page Views é com certeza uma das mais úteis. Ele indica entre outras coisas a qualidade das visitas do seu site. Indicando a quantidade de páginas que uma pessoa visita cada vez que entra no seu site de cara ele já indica se a usabilidade está em dia, em sites com baixa usabilidade ( os populares sites “confusos” ) geralmente o indice dos Page Views é baixíssimo.

Os pageviews também indicam se o conteúdo do site está interessando aos visitantes. É interessante sempre proporcionar aos visitantes a melhor experiência possivel ( essa é a base da Otimização de Sites ), tanto em usabilidade quanto em conteúdo, se o visitantes entra em poucas páginas do seu site, indica que o seu conteúdo não está interessando ou então que o seu conteúdo pode até ser bom, mas o visitante não está achando nada.

Comparando Pageviews e Visitantes Simultaneamente no Google Analytics

Comparando Pageviews e Visits no Google Analytics

É possivel visualizar ao mesmo tempo essas duas métricas no Gráfico principal do Analytics de modo simples: Logo abaixo do Dashboard principal do Google Analytics, clique na sessão Visits e expanda a mesma. Selecione a opção Compare Two Metrics ( comparar duas métricas ) e na segunda métrica ( em laranja ) selecione as pageviews.

Imediatamente o gráfico deve atualizar, passar a exibir os novos valores e você deve obter o seguinte resultado:

Pageviews e Visitas no mesmo Gráfico: Simples e direto

Comparando diretamente essas duas métricas, agora é possivel ver diretamente se os vistantes tem entrado em várias páginas do seu site quando chegam, ou simplesmente tem ido embora.

Deixe uma resposta