O Mercado das Search Engines e a Otimização de Sites

Mercado das Search Engines: Rodando em Torno do Google

O Google é tido como a maior e melhor search engine atual, sendo considerado por isso como uma referência. Todas as outras search engines estão sempre correndo atrás das novidades do Google, ele também sendo o principal ( e as vezes único ) foco dos profissionais de SEO. E eles não estão errados. O Google atualmente abocanha aproximadamente 70% do mercado de search engines do mundo e no Brasil essa porcentagem é ainda maior !! Chegando a 80%. Aliás, o Brasil é considerado o “Paraiso do Google” aqui é o pais onde o Orkut e Gmail tem a maior porcentagem de usuários nos seus respectivos mercados ( Redes Sociais e e-mail ), por esses e outros motivos, a Otimização de Sites no Brasil e no mundo é quase toda focada no Google.

Mas e os outros 20-30% das buscas realizadas ?? Não dá pra jogar fora não é mesmo !! Muita gente não sabe, mas há um dado interessante sobre as maiores Search Engines do mundo: elas estão relacionadas !!

Relação Entre as Search Engines

Alguns profissionais da área de Web Marketing, Otimização de Sites ou mesmo Webdesign, já devem ter notado este fato: realizando uma busca em diferentes search engines muitas vezes temos resultados proximos e em casos extremos até resultados iguais. Mas porque isso acontece ?? É porque elas estão relacionadas. Muitas search engines menores ( e menos lucrativas ) e até mesmo algumas gratuitas ( são puramente sites de busca sem fins lucrativos e programas tais como o Adsense ), não tem capacidade técnica e condições físicas ( hardware ) para desenvolver seus próprios sistemas de crawlers ( como o Googlebot ) e então aproveitam os resultados de outros sistemas grandes tais como o Google e Yahoo.

Relação Entre as Principais Search Engines

Aliás hoje em dia entre as principais Search Engines do mercado, Google e Yahoo podem ser considerados as maiores influências. O Yahoo no caso, teve a sua importância reduzida, principalmente do ano 2000 em diante, mas já chegou a ser a maior search engine do mundo na época do inicio do Google e ainda tem a sua força nos mercados Europeu e Americano, nestes mercados o Yahoo tem um foco maior na Otimização de Sites.

Na figura acima também podemos notar um fato interessante, a enorme influência que o diretório Dmoz tem sobre a internet. Ele é tido como base de praticamente todas as search engines, do Cuil ao Google. O Dmoz ocupa essa posição primeiramente devido a sua importância histórica ( um dos primeiros diretórios de sucesso do mundo ), devido a sua seriedade e principalmente devido ao fato de ser human-powered, ou seja, todos os sites enviados para o Dmoz são examinados por pessoas mesmo, sendo aprovados ou reprovados segundo o bom senso das mesmas e também segundo critérios técnicos.

Deixe um comentário