Primeiramente, o que é um plugin?

Um plugin é um programa que fornece funcionalidades diferentes para outros maiores. Há diversos tipos de plugins para os mais variados programas existentes. Vale a pena procurar por um plugin antes de optar por substituir determinado programa.

Hoje, nós vamos falar sobre os plugins existentes para o navegador do Google, o Google Chrome.

 


Os plugins para o Google Chrome

Há vários plugins para o Google Chrome, cada um com uma funcionalidade diferente, mas o com o mesmo objetivo: tornar o navegador cada vez mais poderoso.

São muitos os plugins disponíveis para esse navegador e, todos eles, você pode encontrar acessando o site Chrome Web Store.

Ao escolher qual o plugin desejado, você deve clicar sobre ele e uma janela com todas as informações irá aparecer. Nessa janela, você deverá clicar sobre “Usar no Chrome”, para adicionar o plugin ao navegador.

 

 

Feito isso, o plugin será baixado e instalado junto ao Chrome.

Assim que for concluída a instalação, você terá a opção de avaliar o plugin. Basta clicar sobre “Avaliar”.

 

 

Sempre que você abrir uma janela do Chrome, os plugins instalados por você estarão no canto superior direito. Para utilizá-los, basta clicar sobre eles.

 

 

Conheça alguns dos plugins do Google Chrome

High Light Keywords
Esse plugin é utilizado quando se deseja obter uma melhor visualização das palavras-chaves presentes em uma página. As palavras-chave (keywords) são realçadas, facilitando a identificação de partes importantes do conteúdo da página.

 

PageSpeed Insights (by Google)
Esse plugin permite avaliar o desempenho da sua página e, também, obter soluções para melhorá-la.

 

 

Desativação do Google Analytics

O Javascript do Google Analytics (ga.js) deixa de enviar informações para o Google Analytics.

 

 

Firebug Lite for Google Chrome™
Ao contrário do que muitos pensam, o Firebug Lite não é um substituto do Firebug nem de outras ferramentas do Google Chrome. Pelo contrário, esse plugin foi desenvolvido com o intuito de trabalhar em conjunto com tais ferramentas.
Possui uma interface igual a do Firebug e oferece algumas soluções interessantes, como editar propriedades CSS em tempo real.

 

 

Verificador de mensagens do Google
O Verificador de mensagens do Google é um plugin que exibe o número de mensagens não lidas existentes na sua caixa de entrada do Gmail. Ao clicar sobre o ícone presente no canto superior direito do seu navegador, você será direcionado para a sua caixa de entrada.

 


Quebrador de Links
Muitos sites exigem que você digite seu celular ou instale algum programa para só depois concluir o download, por exemplo. Esse plugin foi criado para que você possa pular essa etapa e ir direto para a página de download.

 

Google Drive
Com o Google Drive você pode armazenar e compartilhar arquivos com outras pessoas, além de poder acessá-los de qualquer lugar.

 

Web Developer
Essa extensão adiciona várias ferramentas de desenvolvimento web para o seu navegador. Esse plugin é semelhante ao do Firefox.


Como desinstalar um plugin do Chrome?

Para desinstalar um plugin do Chrome você deve ir até sua barra de menu localizada na parte superior do seu navegador e clicar sobre a aba “Janela”. Nesse momento, muitas opções irão aparecer e você deverá escolher a opção “Extensões”.

Todas as extensões instaladas serão apresentadas e você terá a opção de desabilitá-las ou excluí-las.
Para desabilitar, basta você desmarcar a caixa que está indicando que o plugin está habilitado, representado pela palavra “Ativado”.

Para excluir, basta clicar sobre o desenho da Lixeira. Para essa operação ser concluída, você deverá confirmar o desejo de excluir o plugin clicando em “Remover”.

 

Esses são apenas algumas das diversas extensões que podem ser adicionadas ao Google Chrome. Procure conhecer melhor cada uma delas e divirta-se!

Deixe uma resposta