Tendências de marketing digital de 2021

As tendências da web estão sempre em mudança. Em 2021, as possibilidades estão no contexto e estilos, experimentando incessantemente novas formas de comunicar melhor.

1 – Inclusividade
2 – Snippets em destaque e pesquisas sem clique
3- Sustentabilidade: alto e orgulhoso
4 – Bloqueadores de anúncios
5 – SEO de imagem e vídeo para pesquisas visuais
6 –  Conteúdo interativo
7 – Segmentação de clientes
8 – SEO local
9 – Antigas mas boas

 

1. Inclusividade

Uma olhada nas manchetes da primeira página mostra a importância da inclusão em nosso tempo e lugar atuais na história. Números maiores a cada dia, especialmente o público mais jovem e grupos marginalizados, querem ver uma representação mais otimista da igualdade no conteúdo que consomem e nas marcas de que compram. Ou, mais precisamente, eles não querem ver o mesmo conteúdo homogêneo a que estamos acostumados nas décadas anteriores.

Em 2021, o marketing digital inclui mídia e assuntos que cobrem uma variedade de raças, sexualidades, religiões, etc., bem como representação para pessoas com deficiências físicas e de aprendizagem. Isso inclui o conteúdo de suas imagens e vídeos, mas também os tópicos que você discute em mídias sociais e blogs, ou mesmo a linha de produtos que você oferece.

2. Trechos em destaque e pesquisas sem clique

Por muitos e muitos anos, o objetivo do SEO tem sido colocar sua listagem na “posição número um” dos resultados de pesquisa. Agora, entrando em 2021, a meta final é continuar a mudar para mais visibilidade de SEO na “posição zero”.

A posição zero refere-se ao  “snippet em destaque” do Google , e as tendências de marketing de SEO de 2021 estão priorizando isso acima de tudo. O snippet em destaque funciona de forma diferente de outras entradas de resultados de pesquisa – por um lado, é separado por uma pequena caixa e localizado no topo. Mais importante, ele também exibe informações extras relevantes com a tentativa de responder à pergunta do usuário sem que ele precise clicar nela, solicitando o apelido “pesquisa sem clique”.

Trecho de destaque da 99designs para “Como criar um logotipo”
Nosso artigo de blog ganhou o snippet em destaque para “Como criar um logotipo”. Observe como ele está separado dos outros resultados da pesquisa para melhor visibilidade.

Embora pareça contra-intuitivo deixar de alguém clicar em seu link, o reconhecimento que você obtém como um líder inovador supera um único clique / visita. Além disso, os trechos em destaque às vezes são lidos em voz alta com as pesquisas por voz do Google Assistente.

Se você mesmo for direcionar um snippet em destaque, há algumas coisas a saber. Para começar, os snippets em destaque são principalmente para frases-chave de cauda longa, como perguntas (como “como criar um logotipo”). Eles vêm em diferentes formas, de listas passo a passo a definições diretas e até mesmo vídeos (e mais), portanto, combine seu conteúdo com o formato apropriado.

No conteúdo em si, certifique-se de responder à pergunta da palavra-chave de forma clara e sucinta, de preferência com listas com marcadores ou uma estrutura de tabela.

3. Sustentabilidade: alto e orgulhoso

Assim como a tendência do marketing digital de inclusão, as pessoas em 2021 também são apaixonadas pelo ambientalismo. Eles querem ter certeza de que as marcas que recebem seu dinheiro estão tão preocupadas com o planeta Terra quanto elas.

Com 81% dos consumidores sentindo fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente , o que estamos vendo é um aumento de popularidade para marcas sustentáveis ​​e ecologicamente corretas, especialmente para consumidores mais jovens. Isso vai muito além do mercado de produtos verdes – todas as  marcas podem se beneficiar ao divulgar suas práticas sustentáveis.

Branding para empresas ecológicas, verdes e ambientais
Com o design de marketing digital certo, você pode comunicar visualmente o ambientalismo de sua marca sem dizer uma palavra.

A chave é comunicar sua sustentabilidade por meio de sua marca e conteúdo para tornar o ambientalismo parte de sua identidade. Dependendo do estilo de sua marca, há muitas maneiras diferentes, como exibir um banner em destaque no seu site ou discuti-lo repetidamente nas redes sociais. Você pode até optar por métodos mais sutis, como  sacolas reutilizáveis ​​de marca  ou transmitir temas verdes por meio da identidade visual de sua  marca .

4. Bloqueadores de anúncios

As tendências de marketing digital de 2021 não se referem apenas a positividade e progresso, mas também a superar obstáculos como bloqueadores de anúncios. Com 27% dos usuários da Internet previstos para usar bloqueadores de anúncios em 2021 , muitos profissionais de marketing estão tendo seu fluxo principal de tráfego automaticamente cortado na origem, incluindo campanhas PPC.

Primeiro, você deseja verificar o quão grande é o problema para você – seus dados e análises de anúncios devem dizer o que você precisa saber. Dependendo do seu público-alvo ou de onde você publica anúncios, o dano pode ser insignificante.

Webcomic System32Comics sobre bloqueadores de anúncios

Se seus anúncios forem vítimas de bloqueadores de anúncios, sua melhor estratégia é se adaptar – não perca tempo tentando convencer clientes em potencial a mudar suas próprias preferências. Reajuste seu orçamento de publicidade para se adequar a outras campanhas mais frutíferas, como marketing de influenciador ou conteúdo patrocinado. De qualquer forma, o público mais jovem não responde bem aos anúncios gráficos, mas responde bem ao marketing de influenciador, portanto, fazer a troca é aconselhável em qualquer situação.

5. SEO de imagem e vídeo para pesquisas visuais

Você já sabe que pode pesquisar imagens e vídeos digitando palavras-chave, mas sabia que também pode enviar imagens existentes para uma pesquisa ou até mesmo tirar fotos originais e pesquisar o contexto? À medida que mais usuários descobrem essas técnicas de pesquisa visual, isso muda o panorama geral do SEO em geral.

Imagem promocional do Google Lens em encontrar produtos
Com o Google Lens, as pessoas podem tirar uma foto de algo que desejam comprar e receber resultados de pesquisa que levam diretamente às páginas dos produtos.

Para capitalizar sobre o aumento da quantidade de pesquisas visuais, você deseja ter certeza de que suas campanhas de SEO de imagem e vídeo estão em boa forma. Para começar, aplique o básico:

  • sempre inclua o texto alternativo nas descrições de suas imagens
  • adicione imagens ao seu sitemap  ou crie um sitemap de imagens dedicado
  • inclua suas palavras-chave de SEO no nome do arquivo de sua imagem
  • use imagens e vídeos de alta qualidade, incluindo HD

Além disso, familiarize-se com o  Google Lens , especialmente se você for uma marca de comércio eletrônico. Manuseie suas técnicas de SEO da maneira certa e você poderá tirar o tráfego dos concorrentes quando os clientes fizerem pesquisas de imagens para produtos ou códigos de barras.

6. Conteúdo interativo

Esta é uma tendência que já existe há algum tempo, mas só agora está sendo reconhecida como uma prática recomendada. O conteúdo interativo não apenas promove mais engajamento, mas também melhora a diversão do usuário.

Conteúdo interativo como questionários, perguntas abertas, pesquisas, concursos, brindes, enquetes, widgets de calculadora, etc., podem fazer maravilhas pela sua marca. No mínimo, eles aumentam o período de tempo que os usuários interagem com você, o que ajuda sua posição em pesquisas e feeds baseados em algoritmos. Mas, o mais importante, as pessoas  querem  se envolver, então o conteúdo interativo quase sempre melhora a experiência do usuário.

Pesquisas do Twitter usadas como tendências de marketing digital para 2021
As enquetes do Twitter são rápidas, fáceis e eficazes – apenas certifique-se de manter a marca com os tópicos. Via @Social_Hire

O conteúdo interativo faz parte de uma tendência maior de personalização; ao permitir que os usuários respondam por si próprios ou tenham sua opinião ouvida, eles sentem uma conexão mais pessoal com a marca. Não se esqueça que também pode ser usado para coletar dados sobre as preferências do usuário, como para melhorias de produto ou site.

7. Segmentação de clientes

Outra tendência que não é nova, mas  recentemente popular,  é a segmentação de clientes. A ideia é simples: em vez de um pequeno número de grandes campanhas de marketing direcionadas ao público em geral, é melhor ter um grande número de pequenas campanhas de marketing direcionadas a públicos específicos.

A segmentação de clientes significa agrupar seu público-alvo por certos traços ou comportamentos, como dados demográficos ou hábitos de compra. Isso permite que você adapte seu conteúdo com mais precisão para atender às preferências deles; por exemplo, ter duas listas de e-mail separadas para grandes e pequenos gastadores e enviar boletins informativos diferentes para cada um deles com produtos diferentes.

gráfico explicando a segmentação do cliente
Você é livre para escolher como segmentar seus clientes, mas as divisões mais comuns são por demografia, psicografia, geografia, comportamento e jornada do cliente. Via  Intercom

Essa estratégia funciona melhor para personalização e engajamento do cliente, pois seus seguidores recebem conteúdo escolhido a dedo para eles. Além das listas de e-mail, você pode aplicar a segmentação do cliente a anúncios especializados em diferentes sites, categorias de conteúdo de blog e conteúdo de mídia social para várias comunidades.

8. SEO local

O Google atualiza frequentemente o algoritmo de SEO local , portanto, se você for uma empresa local, deve atualizar continuamente a aparência de sua empresa nos resultados locais. De certa forma, o SEO local é ainda mais poderoso do que o SEO amplo – as pessoas que procuram um tipo específico de negócio com sua localização geográfica têm mais intenção de comprar, então é mais fácil convertê-las.

Para começar, você precisa ser verificado pelo Google. Você pode fazer isso inscrevendo-se no Google Meu Negócio  e reivindicando sua ficha ou criando uma nova. Isso ajuda você a ter uma classificação mais elevada no Google SERPS e também oferece a oportunidade de oferecer informações adicionais sobre sua empresa para usuários que pesquisam online.

Captura de tela do Google Meu Negócio
Registrar-se pelo Google Meu Negócio é mais fácil do que parece.

Além disso, você deseja incorporar palavras-chave locais com destaque em sua estratégia de SEO. Obviamente, priorize o nome de sua cidade ou município como a palavra-chave principal, mas você pode ir mais longe ao incorporar palavras-chave relacionadas. Se sua localização tem um ponto de referência famoso ou uma reivindicação peculiar à fama, mencione-o uma ou duas vezes.

9. Oldies but goodies

Nem todas as melhores tendências de marketing digital de 2021 são de 2021. Muitas tendências de marketing do ano passado ou do ano anterior ainda estão fortes e continuarão a mudar o jogo ao longo do próximo ano também. E se você ainda não os implementou, há mais urgência agora do que nunca.

Em particular, não se esqueça dessas tendências que destacamos sobre  marketing digital de 2020 .   🙂

 

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